Depoimento - Show de TFF em São Paulo (14/10/11)

07/02/2012 09:48

Eu sei que eu demorei MUITO para postar meu depoimento sobre o show de TFF do dia 14/10/11, em São Paulo.... mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? hehehehe

Agora que eu finalmente consegui parar para terminar de escrever o depoimento, as memórias foram fluindo, foi maravilhoso recordar tudo, parece até que o show foi ontem! Fui revendo alguns vídeos, e foi muito bom relembrar todos os bons momentos do último show de TFF no Brasil!! Então agora aqui estou eu, compartilhando minhas memórias com vocês:

Na sexta-feira, dia 14/10/11, acordei bem cedinho (como de costume antes dos shows de TFF hehehehehe) e estava chovendo aqui em Campinas! Já preparei meu guarda-chuva, minha capa de chuva e embrulhei absolutamente todos os itens da minha bolsa em sacolinhas plásticas e zip-locks!! Sério mesmo, TODOS os itens!! Um em cada plastiquinho!! hehehehe Minha mochila é meio velhinha e rasgada, então tive que proteger tudo da chuva!!!

Eu, a Nilda, a Giselle e o Thiago combinamos de nos encontrar na Kalunga, e de lá a Nilda nos levaria até o Credicard Hall!! De manhãzinha já foi complicado sair de casa por causa da chuva, e já cheguei no ponto do ônibus um pouco molhada, porque meu guarda-chuva é praticamente um inútil... O trânsito estava meio ruim, e quando percebi que o ônibus que passa bem na frente da Kalunga estava demorando demais, decidi pegar um outro ônibus que não passa na frente, mas passa relativamente perto, se não eu ia me atrasar com certeza!! E eita que beleza pegar ônibus em dia de chuva, hein?? Por muita sorte ainda consegui um lugar para sentar, então pude seguir minha jornada até a Kalunga com um pouco mais de conforto!! Desci do ônibus no ponto mais próximo possível da Kalunga, e fui caminhando o restante do caminho, mas claro que meu guarda-chuva inútil quase que mais atrapalhava do que ajudava!! E o pior foi passar na frente de um monte de lojas que vendiam guarda-chuvas, e eu lá, com aquela pequenina sombrinha verde florida... fiquei morrendo de vontade de comprar um guarda-chuvão decente hehehehe A Nilda que viu minha luta com o guarda-chuva enquanto eu caminhava, já no quarteirão onde fica a Kalunga, e ele insistia em virar do avesso!! Mas quem já não passou por essa situação, não é mesmo?? hehehe

Apesar dos percalços no caminho, cheguei sã e salva na Kalunga, e a Nilda já estava por lá!! Esse nosso ponto de encontro foi muito providencial, pois já aproveitamos para comprar cartolinas, folhas de papel sulfite, canetões e tudo mais que iríamos precisar para preparar nossas homenagens para TFF!! Como a Nilda é uma pessoa super esperta e prevenida, ela já tinha até preparado uma caixinha com tudo o que vocês possam imaginar de itens de papelaria e afins, com réguas, lápis e tesouras e até glitter!! 

A Giselle também chegou logo, e depois de comprarmos o que precisávamos, fomos esperar o Thiago no carro! Ele também teve dificuldades de chegar até a Kalunga neste dia chuvoso, em que os ônibus costumam atrasar mais do que o normal! Mas assim que ele chegou, já partimos rumo ao Credicard Hall!! =D

Ao chegarmos lá, às 12h00, fomos até o que achamos que fosse a fila, mas nos informaram que a fila da Pista Premium era separada, então fomos até o lugar correto para aguardar, onde já estavam a Andrea e a Silvana! A Andrea, que foi a 5 dos 6 shows de TFF aqui no Brasil, estava preparando uma faixa agradecendo a vinda deles:

Por sorte, e o local onde estávamos era parcialmente coberto, e a chuva nem estava tão forte assim! Ficamos um tempo lá na fila só conversando e interagindo com os fãs que iam chegando, e a Nilda levou também vários lanchinhos deliciosos pra compartilhar com o pessoal.

O Publio, que é do RJ, também veio para este show, e fiquei muito feliz em encontrá-lo mais uma vez!! E ainda por cima ele me trouxe de presente um LP do The Hurting, que eu ainda não tinha!!! Fiquei super feliz!!! ^^ Muitíssimo obrigada, Publio! =)

Ainda era cedo quando decidimos já começar a preparar as homenagens, pois não sabíamos quanto tempo íamos demorar para terminar, então para garantir, achamos que era bom começar logo! Então juntamos tudo o que compramos na Kalunga, e fomos desenhando e recortando as letras que nós pretendíamos levantar na hora do show para formar as seguintes frases: “Brazil loves Tears For Fears!”, “Obrigado!” e “Please come back soon!”!

E nisso o tempo foi passando, e foi escurecendo, e a hora de entrar estava cada vez mais próxima! Também pensamos em homenagear todos os integrantes da banda, então escrevemos os nomes de todos eles em folhas sulfite, para levantar durante a apresentação da banda! Fizemos um para cada um: Roland Orzabal, Curt Smith, Michael Wainwright, Charlton Pettus, Doug Petty, Jamie Wollam e Afton Hefley.

Depois de preparar tudo, juntei todas as folhas e letras e guardei numa sacolinha plástica, e decidimos ir falar com os seguranças já para pedir permissão antes da entrada, para que não ocorresse o mesmo problema que ocorreu no show do Rio, onde me seguraram e confiscaram as sacolinhas com os presentes do Roland e do Curt... Para não correr o risco de acontecer o mesmo, já decidimos pedir permissão para entrar com as homenagens (e o medo de eles não deixarem?? Hahaha)! Para nossa sorte, deu tudo certo! Como eles viram que tínhamos apenas folhas de papel, já nos deram a permissão antes da hora da entrada. Então ficamos lá na fila esperando ansiosamente!

(tentativa falha de esconder o lanchinho que eu estava comendo hahaha)

 

Durante a espera, percebemos que de vez em quando algum segurança abria a porta que dava acesso à pista, e era possível ver um pedacinho do palco e ouvir um pouco do soundcheck! Ficamos lá esperando, e toda vez que alguém abria a porta, tentávamos espiar o que estava acontecendo! Mas depois de um tempo nos distraímos e voltamos a conversar na fila, até que eu vi que a Camila, que veio do Rio de Janeiro pra ver esse show do TFF, passou por lá! Então fui falar com ela, e ela me disse que ouviu as músicas Falling Down e Seven Of Sundays no soundcheck!! E eu que estava lá na frente não tinha ouvido, vai saber em que mundo eu estava hahaha pelo jeito, fiquei completamente distraída enquanto conversava com a galera da fila, todo mundo muito gente boa! =) Bom, adorei saber dessa informação, porque estava mesmo esperando que neste último show eles finalmente mudassem um pouquinho o setlist, e, principalmente, que alguma música do álbum Raoul And The Kings Of Spain fosse tocada! Agora era só esperar! =)

Os seguranças então começaram a chegar para fazer a revista, e então foram liberando a nossa entrada, e fomos todos correndo para grudarmos na grade! Assim que o pessoal foi chegando, fui perguntando se eles gostariam de ajudar nas homenagens, e aí fui distribuindo as letras que havíamos desenhado e recortado e decidimos em que momentos do show levantaríamos as letras para formar cada frase!

Depois de um tempo, o Michael Wainwright entrou para fazer a abertura do show, e ele foi excelente! Sua voz estava impecável, e as músicas muito emocionantes! Eu não conseguia tirar os olhos dele, encantada por sua performance! Eu lembro que ele tocou as músicas 123456789, Heart-Shaped Man (escrita por Roland Orzabal!), Blue, Dreaming Of a Dream e Last Goodbye (alguém lembra mais alguma?). Em um momento da apresentação ele até mesmo falou em português com o público (ou pelo menos tentou! hehehe), foi bem bacana!

E para quem quiser conhecer mais sobre o Michael: https://michaelwainwright.ca/

E depois do Michael, ficamos esperando mais um tempo enquanto tudo era preparado no palco para a entrada de TFF!

E quando finalmente TFF entrou no palco, foi aquela loucura!! Levantamos as letrinhas para formar a frase "Brazil loves Tears For Fears!" assim que eles entraram, e ficamos segurando por um tempinho! Tomara que eles tenham notado! =)

Este foi o meu 3º show de TFF, e mais uma vez fiquei super emocionada do começo ao fim, sempre cantando as músicas, foi maravilhoso! Eles mantiveram boa parte do setlist, mas finalmente decidiram  acrescentar algumas músicas: Falling Down, do álbum Raoul And The Kings Of Spain (1995), álbum de Tears For Fears da época em que Curt Smith não estava na banda, e a música Seven Of Sundays, do repertório solo de Curt Smith. Para abrir espaço para essas músicas, infelizmente a música Floating Down The River acabou sendo excluída desta vez! Mas foi maravilhoso poder ouvir a tão esperada Falling Down, que eu sabia que já havia sido tocada em outros shows de TFF nesta turnê de 2011, mas ainda não havia sido tocada no Brasil! Acho que já que este era o último show, eles decidiram fazer algumas pequenas mudanças só pra agradar os fãs! O Roland ainda ficou devendo a música Raoul And The Kings Of Spain, mas algum dia eu ainda espero ouvi-la ao vivo!! =D

O setlist completo foi o seguinte:

1.Everybody Wants to Rule the World
2.Secret World
3.Sowing the Seeds of Love
4.Change
5.Call Me Mellow
6.Everybody Loves a Happy Ending
7.Mad World
8.Memories Fade
9.Closest Thing to Heaven
10.Falling Down
11.Advice for the Young at Heart
12.Seven Of Sundays (do repertório solo do Curt)
13.Billie Jean (cover de Michael Jackson)
14.Badman's Song
15.Pale Shelter
16.Break It Down Again
17.Head Over Heels
Bis:
18.Woman In Chains
19.Shout

Até a música Closest Thing To Heaven, o show foi bem parecido com o primeiro show de SP e o do RJ, na mesma ordem, e o Roland inclusive falou um pouco em português com o público antes de Change, como nos outros shows, mas com a diferença que, como este foi o último show, ele fez um apanhado geral sobre a turnê de 2011, mencionando que esta já era a sexta semana de turnê, e falando dos lugares onde TFF já havia passado. Foi muito engraçado que, assim que ele mencionou a Argentina, a plateia começou a vaiar, e claramente o Curt se divertiu com a situação, foi muito engraçado! Achei um vídeo do Roland falando com a plateia pra quem estiver interessado: https://www.youtube.com/watch?v=-pVhRzy8ms8

Com relação a uma das novidades do setlist, Falling Down, tive a impressão de que o pessoal que estava lá no show (pelo menos os que estavam mais próximos de mim) não a conheciam.... eu olhava para os lados e não via ninguém cantando.... eu até conseguia me ouvir cantar!! hahaha Meu primo Davi, que ficou na plateia superior, me achou no meio da galera e filmou uma parte desta música!! No vídeo dá pra perceber uma galerinha empolgada bem no cantinho esquerdo (que eu acho que são a Tâni e a Andressa, que também estavam esperando muito por essa música! hahaha) e eu mais no meio, super empolgada, cantando junto e levantando o braço! Mas reparem no desânimo da galera em volta hahaha https://www.youtube.com/watch?v=YeNhBwo4Q00

Bom, e não posso deixar de falar do maravilhoso Michael Wainwright, que além de fazer a abertura, também ficou no palco como backing vocal durante praticamente todo o show, e em Woman In Chains e Badman’s Song foi ele quem assumiu as partes que seriam da Oleta Adams! Ele tem a voz bastante versátil, o que ajudou muito a manter a qualidade das músicas ao longo do show!! Teve até uma hora muito engraçada, logo no começo da Advice For The Young At Heart, que o Curt simplesmente não cantou (acho que ele deve ter achado que era hora de outra música, e aí se confundiu... hehehe achei muito engraçado!) e aí o Michael o salvou!! Eu estava olhando para o Curt nessa hora, deu para perceber que ele tomou um susto, e não cantou as duas primeiras frases do refrão, mas tinha uma voz igualzinha que estava cantando "Advice for the young at heart, soon we will be older, when we're gonna make it work?", e eu olhei para o lado e vi que era o Michael cantando, não deixando o lapso do Curt ser notado! Acho que só que estava lá bem pertinho percebeu o que aconteceu, porque a galera se empolgou pra caramba nessa hora, tava todo mundo cantando junto!! =D

Eu achei um vídeo em que dá pra ver direitinho o que aconteceu, se vocês prestarem atenção, é possível perceber o susto do Curt logo no começo da música, ele até abre os braços (cantinho direito do vídeo)! Hehehe E enquanto isso tá lá o Michael cantando (cantinho esquerdo do vídeo)! https://www.youtube.com/watch?v=NJO4EbCRLis

Com relação à outra novidade do setlist, Seven Of Sundays, uma música do repertório solo do Curt, a maior parte da plateia não a conhecia, mas o Curt mandou muito bem!! Apenas achei que o jogo de luzes nessa música não foi muito bem explorado, acho que principalmente porque é uma música mais lenta, então foi um momento mais “relax” do show!

E na hora de Billie Jean (cover do Michael Jackson) demorou um pouquinho pra galera reconhecer a música, só quem já tinha ido a algum dos shows que já sabia na hora! Ouvi muitos comentários sobre essa música, alguns positivos e outros negativos. Bom, na minha opinião, a versão é bastante interessante, é uma bela homenagem ao rei do pop! Hehehe E o Roland e o Michael arrasaram nos vocais, sem dúvidas! Mas sinceramente, eu preferia ouvir alguma música própria do TFF! Muitas músicas excelentes acabaram ficando de fora, e eu acho que para os fãs teria sido mais proveitoso! Mas enfim, essa é só uma opinião! ;)

Logo depois da Billie Jean, o Roland voltou a conversar com a plateia, desta vez para fazer a apresentação da banda! Acho muito legal quando são feitas essas apresentações da banda toda, porque mostra como eles valorizam o trabalho de todos aqueles que estão lá para apoiá-los e garantir que o show seja o mais maravilhoso possível! É uma belíssima homenagem e reconhecimento do trabalho de todos! Nessa hora então nós levantamos as plaquinhas em que havíamos escrito os nomes de todos os integrantes da banda, e foi muito emocionante, pois o Roland percebeu! Vejam só no finalzinho deste vídeo de Billie Jean, a apresentação da banda foi gravada também: https://www.youtube.com/watch?v=HyVDrUW_1tw Notem que  o Roland aponta para o lado e faz algumas brincadeiras enquanto apresenta a banda, isso porque ele viu as nossas plaquinhas e foi lendo os nomes dos integrantes! Hehehehe Fiquei super feliz!! Depois dos nomes, levantamos as letras para formar a frase "Obrigado"!! =)

As músicas seguintes foram incríveis, como sempre, e a dupla Break It Down Again e Head Over Heels foi perfeita para o encerramento!! A plateia delirou!!! E depois quando eles saíram do palco, ninguém deu sossego, pois Shout ainda não havia sido tocada, então o pessoal começou a cantá-la pedindo a volta da banda (interessante que aconteceu a mesma coisa nos outros shows que eu fui!! Todo mundo começou a cantar Shout hehehe)!

Rapidamente a banda voltou para o palco, e foi incrível quando o Curt apareceu vestindo uma camiseta da Seleção Brasileira que ele havia ganhado de presente de alguns fãs no Rio de Janeiro (o Luander e alguns amigos conseguiram, depois de muito sacrifício, entregar para ele no hotel em que ele estava hospedado no RJ)!  E o Luander estava lá no show e quase morreu de alegria quando viu o Curt entrando!! Deve ter sido muito emocionante vê-lo vestindo a camiseta!! =)

O bis começou com Woman In Chains, perfeita, nem preciso dizer! O Michael Wainwright arrasou cantando as partes da Oleta Adams, arrancando aplausos e gritos emocionados da plateia!

Finalmente, para encerrar o show, foi tocada a tão pedida Shout!! Acho que não devia ter uma única pessoa parada nessa música!! A empolgação foi tanta que o pessoal nem lembrou que no finzinho era para levantar as letras para formar a frase "Please come back soon!", mas sinceramente, acho que não precisávamos nem falar nada mesmo... a acolhida que eles tiveram aqui no Brasil já deve ter sido mais do que suficiente para eles entenderem o recado!!! hehehe

Depois do show, me encontrei com meus pais, minha tia e meu primo, que estavam na plateia superior, e eles me disseram que adoraram a oportunidade!! Isso porque conseguimos ingressos para eles apenas na semana do show, quando reabriram as vendas de alguns ingressos no site da Tickets For Fun! Percebendo que essa seria uma oportunidade única, eu consegui convencê-los a comprar esses ingressos e ir também! Mas como eles iam de plateia superior, que tem lugar marcado, eles foram só mais tarde, perto da hora do show mesmo, e eu fui já de manhãzinha com a Nilda, porque tínhamos ingressos de pista premium e queríamos ficar bem lá na frente! hehehe Fiquei suuuper feliz que eles também puderam estar nesse show tão maravilhoso!! Acho que agora eles compreendem um pouco melhor a minha paixão por TFF!! =)

Enfim, depois de tudo isso, só consigo pensar duas coisas:

1. Tears For Fears é absolutamente INCRÍVEL!!

2. Espero que eles voltem logo para o Brasil!!

=D

Topic: Depoimento - Show de TFF em São Paulo (14/10/11)

...

Data: 24/04/2012 | De: acacio mogi das cruzes são paulo

Muito legal seu depoimento,também tive a oportunidade de estar nesse show,para minha sorte,pois a apresentação do dia 06 11 estava esgotada,lembro que uma de minhas irmãs disse me que fariam um show extra dia 14 11,tive o privilégio de levar meus filhos e conferir de perto,só mesmo as pessoas que tiveram lá podem tentar descrever a perfomance dessa banda.Abraços.

amjpilao@yahoo.com.br

TEARS FOR FEARS

Data: 09/02/2012 | De: Antonio Carlos Dias Müzell, POA, 09/FEV/2012

OI CAROL
NA PRÓXIMA TURNÊ DO TFF PRETENDO IR AOS SHOWS DE SÃO PAULO TAMBÉM E AÍ PODEREMOS NOS ENCONTRAR. A ÚLTIMA NOITE EM SÃO PAULO SÓ PUDE ACOMPANHAR MAIS TARDE PELOS VIDEOS POSTADOS DO YOU TUBE. TAMBÉM CONCORDO QUE AO INVÉS DE HOMENAGEAR O MICHAEL JACKSON CANTANDO BILLIE JEAN, PODERIAM TER CANTADO "RAOUL AND T.K.O.S." OU ATÉ "GOODNIGHT SONG". FOI LEGAL TEREM CANTADO "FALLING DOWN" MAS PODERIA SER MELHOR SE TIVESSEM CANTADO "GOD'S MISTAKE" OU "SKETCHES OF PAIN" OU, É CLARO, "RAOUL AND T.K.O.S."....MAS ENFIM, DEVE TER SIDO UM SHOW EMOCIONANTE. AH, QUANTO AO VIDEO PACK QUE TE MANDEI, JÁ VIU ALGUMA COISA ?...GOSTEI MUITO DO SEU DEPOIMENTO..GOSTO DE NARRAÇÕES BEM DETALHADAS E VOCÊ AS FAZ MUITO BEM. UM ABRAÇO PARA VOCÊ.
ANTONIO C.D. MÜZELL.

Tears for Fears

Data: 08/02/2012 | De: Marcela

Carol, lendo esse depoimento lindo vindo de você é tão gostoso..
Você prendeu tanto a minha atenção que quando chegou no "Enfim" eu queria ler mais, rs..

É muito bacana quando encontramos fãs da mesma banda que a gente gosta e reparar as opiniões, pontos de vista e etc. Sem dúvida essa show foi o marco de 2011, nunca irei esquecê-lo.

Espero que eu, você e toda a legião TFF possa ter essa mesma oportunidade novamente num futuro próximo!
Tudo de bom linda!

Tears For Fears - Show

Data: 08/02/2012 | De: Danúbia

Ótimo texto Carol!!!!

Queria muito o retorno da banda, concordo totalmente com o seu final

1. Tears For Fears é absolutamente INCRÍVEL!!
2. Espero que eles voltem logo para o Brasil!!

Tears for Fears

Data: 08/02/2012 | De: Carina

♥♥♥ Que sonho realizado hein..
Foram momentos únicos;
canções únicas;
Lágrimas únicas;
Tudo completamente indescridível!
Eita dia esperado que marcou 2011 hein?!
De longe, foi o melhor dia da minha vida!
Espero ter mais uma oportunidade de prestigiá-los..

P.S.: Por acaso vocÊ conseguiu tirar alguma fotinha com eles?

TEARS FOR FEARS

Data: 08/02/2012 | De: Giselle Precivalli

Mais que perfeito!!!! Que memória boa hein? Alguns detalhes eu não lembrava mais!!! Obrigada por me fazer relembrar esse grande dia, que ficará marcado pra sempre em minha vida!!! Foi um prazer ter compartilhado todo esse momento com vocês!!! Carolina,Nilda,Thiago,Tâni,Rhamona e tantos outros!!!!

Tears For Fears

Data: 08/02/2012 | De: Gleiciane Oliveira

É um momento único,quando você está de frente pra eles(TFF), é uma mistura de sonho e fantasia que vc não acredita,o Roland e o Curt se interagindo com os fãs é espetacular,eu fui no show de Belo Horizonte no dia 09 de Outubro de 2011 e sempre estará guardado em minha memória e meu coração esse momento ão especial e emocionante pra mim ,só nós fãs mesmo que sabemos o que é isso,e parabéns pelo depoimento Carol.♥♥♥♥

Novo comentário